18 de abril de 2024

Castro Alves renova participação no Programa Garantia Safra

Inscrição dos agricultores interessados acontece entre 21 e 23 de outubro. Até 500 produtores serão contemplados

Por mais um ano a prefeitura de Castro Alves, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, garantiu a participação do município no Programa Garantia Safra. O benefício, criado pela Lei 10.420/2002, tem o objetivo de socorrer produtores rurais que venham a perder ao menos 50% da safra das culturas de milho, feijão, arroz, mandioca e algodão em consequência de estiagem ou excesso hídrico. O secretário municipal da Agricultura, João Mendonça, esteve na Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), em Salvador, onde reservou cota para 500 agricultores beneficiários.

Entre os dias 21 e 23 de outubro, técnicos da Bahiater vão a Castro Alves para realizar a inscrição dos agricultores aptos a participar dos programas. Para participarem do programa, os agricultores precisam atender a alguns critérios como: Possuir a DAP;

Cultivar pelo menos uma das culturas cobertas pelo programa; Tem renda bruta familiar mensal (nos últimos 12 meses) de até  1,5 salário mínimo, excluindo os benefícios com a aposentadoria rural; Plantar uma área entre 0,6 e 5,0 há. O mutirão de inscrição acontecerá na sede da Secretaria de Agricultura.

Segundo o secretário da Agricultura, João Mendonça,  o programa tem um importante papel social. “Muitas famílias produtoras anualmente passam por problemas devido a instabilidade climática. Poder contar com esse programa é fundamental, uma vez que através dele é possível oferecer sustento às famílias de agricultores em caso de uma situação emergencial”, afirmou.