28 de março de 2024

Cestas básicas serão entregues a 170 beneficiários através do Programa de Aquisição de Alimentos Municipal

Os beneficiários cadastrados junto ao CREAS, CRAS e os garis vinculados a Secretaria Municipal de Infraestrutura receberão cestas básicas com alimentos adquiridos através de Programa de Aquisição de Alimentos Municipal. A iniciativa pioneira, inspirada no programa federal também chamado de PAA, visa promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar com recursos próprios do município. Na quarta-feira (13) serão distribuídas 170 cestas básicas compostas por aipim, tapioca, banana, batata doce, abóbora, feijão e farinha. Comprados com 100% de recursos municipais, mais de 2 mil quilos de alimentos foram adquiridos diretamente com fornecedores locais.

Com o lançamento do PAA Municipal, Castro Alves passa a aplicar a modalidade Compra com Doação Simultânea, investimento apenas neste mês de novembro aproximadamente R$ 8 mil. O programa está sendo executado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura – responsável em identificar os produtos de acordo com a sazonalidade, bem como os agricultores fornecedores – e a Secretaria Municipal de Assistência Social – responsável pela formação e distribuição das cestas às famílias em situação de vulnerabilidade, previamente cadastradas.
     Segundo o secretário de Agricultura, João Mendonça, anualmente serão investidos cerca de R$ 100 mil, gerando renda às famílias agricultoras e movimentação da economia local, além da geração de empregos. “O maior objetivo é conciliar a compra dos alimentos que precisam ser escoados com a destinação adequada. Dessa forma conseguimos fortalecer a agricultura do município”, revelou. A secretária de Assistência Social, Antônia Lima, ressalta que esta é uma importante política pública de enfrentamento à fome. “Através da ação socioassistencial conseguimos alcançar os dois públicos, desde os pequenos produtores que precisam da renda, às famílias que precisam dos alimentos e segurança nutricional”, finalizou.

O quê: entrega de 170 cestas básicas
Data: quarta-feira, 13 de novembro