20 de abril de 2024

Festival do Poeta 2020: arte, música e literatura ganham as ruas de Castro Alves

Shows de Luiza Possi, Mumuzinho, Carlinhos Brown e outros 12 artistas marcam o evento em comemoração ao aniversário do poeta. Prefeitura realiza ainda a segunda edição da Feira Literária do Poeta, com lançamento de livros e roda de conversas com autores.

A 19ª edição da semana de arte e cultura de Castro Alves, no Recôncavo Baiano, vai promover um verdadeiro festival de música e literatura na cidade. Entre os dias 11 e 15 de março diversas atividades serão desenvolvidas durante o Festival do Poeta 2020. Para fortalecer a identidade cultural de toda comunidade e ainda comemorar o aniversário do filho ilustre da cidade, o poeta Castro Alves, a prefeitura municipal, através da Secretaria de Cultura, montou uma programação diversificada e para todas as idades.

A estimativa dos organizadores é que cerca de 35 mil pessoas prestigiem o evento, que em mais um ano levará à Praça da Liberdade shows gratuitos de grandes artistas. Na sexta-feira (13) a comemoração fica sob o comando de Luiza Possi, Maria Gadú, Mumuzinho, Tatau, Filhos de Jorge e Ninha, além de participação de Léo Estakazero. No sábado (14), Luciana Mello, Geraldo Azevedo, Diogo Nogueira, Margareth Menezes, Luiz Caldas e Carlinhos Brown, além da participação de Adelmário Coelho, encerram a programação. O projeto “Um só coração” conta com uma banda baile, que tocará para todos os artistas.

FLIPO

Um grande momento marca a comemoração do aniversário de Castro Alves, que nasceu na Fazenda Curralinho, em 14 de março de 1847. A segunda edição da FLIPO – Feira Literária do Poeta -, preenche dias e noites com programação culturais. A principal referência e homenageado da feira é o Poeta dos escravos, Castro Alves, e sua inspiração. Outro baiano ilustre e homenageado será Jorge Amado, considerando as narrativas de “O ABC de Castro Alves” e “O Amor do Soldado”, com o objetivo de promover o resgate da identidade, fortalecendo a cultura local e o sentimento de pertencimento da população.

Três espaços foram especialmente preparados para comportar as diferentes atividades, para dar amplo acesso à leitura, escrita e arte, como roda de conversas com autores, lançamento de livros, saraus e apresentações teatrais. O espaço Castro Alves (na Praça da Liberdade e Casarão do Poeta), espaço Jorge Amado (na praça Dionísio Cerqueira) e o espaço Anísio Teixeira (no clube Bonfim). Muitas histórias e poesias serão ofertadas para estudantes e comunidade, com a curadoria assinada por sete professores da rede municipal, estadual e particular de ensino local. Peças teatrais também fazer parte da grade.

O Festival do Poeta 2020 é uma realização da Prefeitura Municipal de Castro Alves, através das Secretaria de Cultura e Turismo, contando ainda com patrocínios da Bahiatursa, empresas privadas, além de verbas provenientes de emendas parlamentares. A cidade fica distante 191 km de Salvador e oferece pousadas e hotéis para receber os visitantes. Consulte a programação completa na fanpage do evento no facebook https://www.facebook.com/festivaldopoetacastroalves