Cerca de 200 famílias foram cadastradas no Garantia Safra 2019

Publicado em: 25/03/2019 - 14:29:25
Cerca de 200 famílias foram cadastradas no Garantia Safra 2019

Nesta semana, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou uma reunião com 188 agricultores inscritos no programa Garantia Safra 2019. Durante o encontro foram dadas as últimas orientações a respeito desta política de governo, criada para dar suporte financeiro a agricultores familiares se houver perda de mais de 50% da sua produção em decorrência da seca ou fortes chuvas. Os boletos de adesão foram entregues e após o pagamento as famílias cadastradas ficam asseguradas.
     Esta política disponibiliza renda mínima de R$850 para os agricultores familiares que vivem na área da SUDENE ou no semiárido brasileiro em caso de perdas decorrentes de problemas climáticas Os recursos arrecadados do Governo Federal (40%), Governo Estadual (12%), Municípios (6%) e Agricultores (2%) compõem o Fundo Garantia Safra, que é pago às famílias após comprovação da perda da safra. Para cadastrar as famílias, entretanto, é necessário seguir os critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Castro Alves aderiu ao programa em agosto de 2018 e como contrapartida contribuiu com o fundo nacional.
     Segundo o secretário da Agricultura, João Mendonça, muitas famílias produtoras anualmente passam por problemas devido a instabilidade climática. Ele destacou a importância e alcance social do Garantia Safra, uma vez que o programa fornece o sustento às famílias, em uma situação emergencial. “Cerca de 50% da população de Castro Alves reside em terras localizadas na região semiárida. A maioria tira o sustento da terra onde mora. Cadastrá-los significa dar suporte e esperança a todos eles”, afirmou.