Educação municipal propõe ações para melhoria dos processos de alfabetização

Publicado em: 24/08/2018 - 12:43:53
Educação municipal propõe ações para melhoria dos processos de alfabetização

A prefeitura municipal de Castro Alves, através da Secretaria de Educação, está  realizando um importante projeto para melhorar os processos educacionais da alfabetização na rede pública de ensino. Para alcançar a 5ª meta do Plano Municipal de Educação, o projeto ‘Alfabetiza Mais Castro Alves’ está realizando ciclos de formação continuada de 113 professores, através de novas diretrizes e estratégias de educação e alfabetização de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Durante o segundo encontro, na quinta-feira (23), a concepção do Projeto de intervenção com formação para identificação das fases de aprendizagem e consciência fonológica foi apresentada e discutida. No início de julho foram apresentados dados municipais e relatórios de visitas técnicas, além cronograma de estudos e atividades. Ainda serão realizados, em mais três encontros, oficinas para construção de atividades e sequências didáticas para alfabetização; oficina com análise fílmica, iconográfica, trabalhos em grupo e por fim um seminário de Experiências Exitosas, onde os professores terão oportunidade de apresentar resultados e premiar as melhores experiências.

Segundo a secretaria de Educação do município, Fernanda Carvalho, é através do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Letramento que uma Equipe Multidisciplinar está realizando as formações, que buscam elencar conteúdos necessários ao processo de alfabetização. “Visamos aplicar  metodologias capazes de contribuir com a prática dos professores em sala de aula para o ensino e a aprendizagem das crianças e jovens ainda não alfabetizados. Nosso objetivo é promover a formação presencial e a distância dos professores do primeiro ciclo da alfabetização”.