Famílias recebem cestas de alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado em: 30/08/2018 - 08:09:29
As primeiras cestas de alimentos geradas através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foram distribuídas na manhã de quarta-feira (29), na escola Rafael Jambeiro, em Castro Alves. Ao todo 260 famílias cadastradas na rede socioassistencial foram beneficiadas e receberam os alimentos produzidos por 25 agricultores cadastrados como fornecedores do programa, com produtos naturais e processos.

Importante política pública de enfrentamento à fome, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem por objetivo comercializar produtos oriundos da agricultura familiar local. Castro Alves foi contemplada no programa federal e recebeu R$ 100 mil para desenvolver essa política, que auxilia o fortalecimento da agricultura familiar, ajudando a escoar a produção. A cidade ainda vai receber um carro 0km e materiais de escritório.

O prefeito, Thiancle Araújo, ressaltou a importância do PAA para Castro Alves. “Essa ação é fundamental para o enfrentamento à fome e o fortalecimento da agricultura familiar do município. As secretarias de Agricultura e de Assistência Social trabalharam em conjunto para tornar possível o PAA em nossa cidade”, revelou.

A secretaria de Agricultura foi responsável por fazer um levantamento dos produtos, análise de qualidade e quantidade dos alimentos, além dos preços de mercado. Posteriormente, respeitando critérios técnicos, a secretaria cadastrou e convocou os produtores. Já a secretaria de Assistência Social cadastrou as famílias para receber os alimentos, distribuindo as cestas através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O programa tem duração de cinco meses e deve ser renovado em 2019.