Festival do poeta leva esporte, muita música e poesia ao centro de Castro Alves

Publicado em: 20/02/2018 - 15:54:53
Festival do poeta leva esporte, muita música e poesia ao centro de Castro Alves

A 18ª edição da semana de arte e cultura promove o “Encontro das artes”. Novidades estão em Encontro Internacional de Sons, Feira Literária e Casarão Multilinguagem

Mais um aniversário do poeta que dá nome a cidade do recôncavo baiano será celebrado como uma grande festa. O Festival do Poeta 2018 “Encontro das Artes” acontece entre os dias 14 e 17 de março, em Castro Alves, e leva aos castroalvenses mais de 30 atrações culturais. Mais de 30 mil pessoas estão sendo esperadas na Praça da Liberdade, local onde acontece os shows e apresentações culturais. A programação é completamente gratuita, e o principal, oferece muita diversidade.

Durante os quatro dias de festival a cidade vai contar com ampla programação e apresentação de artistas renomados. O show “Um só Coração” acontece nos dias 16 e 17 de março. Da Bahia as atrações são Alinne Rosa, Carlinhos Brown, Gerônimo, Luiz Caldas, Margareth Menezes, Mariene de Castro e Tiago Velame; e do Rio de Janeiro os cantores Diogo Nogueira, Ed Motta e Toni Garrido farão a festa. Jackson Costa volta a cidade com apresentação teatral, regada a música e poesia.

Três novidades marcam a comemoração do aniversário de Castro Alves, que nasceu na Fazenda Curralinho, em 14 de março de 1847. O Encontro Internacional de Sons vai balançar a cidade com a vibração produzida por uma centena de baterias tocadas simultaneamente. Entre os dias 14 e 16, na Praça Dionísio Cerqueira, apresentações solo e duo de mestres em bateria e percussão da Bahia, do Brasil e dos Estados Unidos prometem um encontro marcante, com interação entre bateristas, crianças e jovens. Idealizado e produzido pelo músico castroalvense Tito Oliveira, o encontro vai reunir artistas como Casey Scheuerell, John Wooton, Giba Favery, Cláudio Infante, Celson de Almeida e Peu Meurray.

A FLIPO - Feira Literária do Poeta, que acontece nos dias 14 e 15 de março, na Praça Pedro Barros, vai levar muita literatura para estudantes e comunidade, com apresentação de novos escritores. Outra novidade é o Casarão Multilinguagem, localizado no Casarão do Poeta, com espaços preparados para receber moradores e turistas em uma visita cultural ao Museu do Poeta, com exposições fotográficas e artísticas, além de workshops musicais.

O esporte também tem lugar garantido na programação. A Corrida do Poeta já está com inscrições abertas e promete cerca de R$ 7.000 em prêmios aos vencedores. Mais de 200 corredores são esperadas no dia 18, com largada às 8 horas na Praça da Liberdade. Muito mais está sendo programado para que a população viva o festival, participando ativamente de concursos de dança, samba de roda, capoeira, maculelê e batalha de fanfarras. Poetas e repentistas locais também se apresentam.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Castro Alves, através das Secretaria de Cultura e Turismo, gratuito e aberto ao público de todas as idades. A cidade fica distante 191 km de Salvador e oferece pousadas e hotéis para receber os visitantes. Consulte a programação completa na fanpage do evento no facebook https://www.facebook.com/festivaldopoetacastroalves