Informatização vai melhorar o atendimento em saúde

Publicado em: 17/11/2017 - 16:20:30
Informatização vai melhorar o atendimento em saúde

A partir de terça-feira (21), a rede de serviços em saúde de Castro Alves passa a contar com a informatização de processos e atendimentos. Com investimento próprio a prefeitura adquiriu 75 computadores, além de 80 tablets, para auxiliar agentes comunitários durante o atendimento de pacientes. “A prioridade da nossa gestão é melhorar o atendimento e reduzir gastos. O Programa de Informatização da Saúde oferece equipamentos e ferramentas importantes nesse processo”, afirma Thiancle Araújo, prefeito.

Elemento essencial para dar suporte a tomada de decisões, os computadores e tablets vão otimizar o registro de prontuários. Com informações mais seguras será possível contribuir com o processo de avaliação de cada caso. Segundo a Coordenadora da Atenção Básica, Lílian Nery, o objetivo da informatização é atender os usuários com agilidade e precisão. “As informações serão armazenadas em bancos de dados confiáveis e poderão ser acessadas pelos profissionais sempre que necessário”, afirma.

Dados

Além de gerar economia, a informatização da rede de atendimento no município vai ampliar a comunicação com o Ministério da Saúde. O sistema de informações utilizado anteriormente em Castro Alves demandava impressões e digitação posterior das informações, que eram enviadas ao órgão federal. Através de softwares modernos com os novos equipamentos  será possível reduzir o tempo de coleta e envio dos dados, além de reduzir também os gastos com impressões.

O lançamento oficial do Programa de Informatização da Saúde acontece durante a inauguração da UBS Manoel Cerqueira Lima | Aurelino Teixeira, às 16h na Rua Cons. Luis Vianna, centro. Todas as unidades de saúde serão contempladas com os equipamentos de informática, sendo elas: as Unidades de Saúde da Família, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o Centro de Especialidades Lia Nery, o CAPS, a Assistência Farmacêutica, o Almoxarifado Central, a Central de Consultas Exames e Procedimentos, o SAMU e a Secretaria de Saúde.