Meio Ambiente: estudantes participam de concurso Tela Verde

Publicado em: 25/07/2018 - 14:55:40
Meio Ambiente: estudantes participam de concurso Tela Verde

Em breve os estudantes da rede municipal de ensino vão conhecer os ganhadores do Concurso Tela Verde Castro Alves. O projeto da Secretaria de Educação,  que este ano acontece entre os meses de julho e setembro, revela em cada edição jovens fotógrafos, que através do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (Tics), realizam atividades pedagógicas, voltadas para a educação ambiental.

Neste ano, cerca de 2 mil estudantes  do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, estão concorrendo com fotografias em três temáticas: Pôr do sol, biodiversidade, e  natureza e sociedade. Eles registram imagens da realidade socioambiental das comunidades do município e realizam debates sobre os principais problemas ambientais da cidade. Durante o concurso, inspirado no Circuito Tela Verde do Ministério do Meio Ambiente, que aplica metodologias ativas nas escolas, os estudantes discutem formas de enfrentamento aos problemas ambientais identificados.

O professor que coordena o projeto, Armando Nascimento Filho, revela que as ações estão pautadas na Política Nacional de Educação Ambiental e na Legislação Ambiental da cidade de Castro Alves. “Com esse concurso estimulamos o uso das tecnologias da informação e comunicação e ainda possibilitamos a ampliação do debate sobre o meio ambiente. Os alunos estão produzindo com empolgação e realizando mostras internas em cada escola”, revelou. Como incentivo aos alunos, o concurso oferece premiações que envolvem medalhas, certificados, além da  participação em excursões.