Publicado em: 11/10/2017 - 17:11:53
Outubro Rosa: mutirão realiza 1400 mamografias gratuitas

Entre os dias 29 de setembro e 11 de outubro a população feminina de Castro Alves, com idade entre 50 e 69 anos, participou do mutirão de rastreamento do câncer de mama. A ação preventiva e de conscientização foi realizada através de uma parceria entre a prefeitura municipal e a secretaria estadual de Saúde (Sesab), que disponibilizou uma unidade móvel equipada para realizar as mamografias.

Em dez dias de campanha 1400 mulheres foram atendidas gratuitamente, e as pacientes que tiveram alterações constatadas foram encaminhadas para unidades de referência, onde serão realizados outros exames e, se necessário, dar início ao tratamento. O câncer de mama atinge anualmente cerca de 2.700 mulheres, sendo 1.700 do interior do estado.

Todas as unidades de saúde de Castro Alves estão realizando ações de conscientização e combate ao câncer de mama, que se descoberto na fase inicial tem chances de 95% de cura. Atividades educativas serão desenvolvidas durante todo o mês de outubro, mundialmente conhecido como o mês de combate ao câncer de mama.