Primeiros abacaxis da unidade de observação são colhidos em Castro Alves

Publicado em: 20/11/2018 - 16:59:55
Primeiros abacaxis da unidade de observação são colhidos em Castro Alves

Os primeiros frutos da Unidade de Observação instalada na comunidade de Lagoa Seca, zona rural de Castro Alves, foram colhidos na segunda-feira (19). Técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com agricultores que atuaram na unidade experimental, colheram centenas de abacaxis produzidos ao longo dos últimos meses.

Segundo o secretário de Agricultura, João Mendonça, o resultado da colheita foi bastante produtivo. “Apesar de ter faltado chuva no período de frutificação a cultura se desenvolveu bem e a produção foi extremamente satisfatória”, revelou. Os técnicos da secretaria propuseram a unidade na cidade para observar como a produção de abacaxi se comportaria com o clima local.

A função da metodologia da Unidade de Observação é testar se uma determinada cultura pode ser inserida em uma região. Ao final do processo de plantio avalia-se a adaptação e condições de cultivo em uma região. Após constatado resultado positivo propõe-se e estimula-se a nova produção na cidade.

O incentivo a produção de abacaxis na cidade do recôncavo tem por objetivo dar aos agricultores uma nova opção de cultivo, visando ajudar a alavancar a produção local. É comum que os produtores cultivem sempre o mesmo tipo de cultura. “Aqui em Castro Alves nota-se a produção focada na mandioca, laranja e limão. Muitas outras culturas podem gerar boa produção e fonte de renda”, finalizou o secretário.