18 de abril de 2024

Prefeitura aguarda aprovação de subsídio para confirmar Festival do Poeta 2019

Se aprovado o aporte financeiro do Fazcultura, o evento acontecerá excepcionalmente entre os dias 1° e 04 de maio. Busca por patrocínio é necessária para não comprometer investimentos na cidade

O esperado Festival do Poeta, que acontece anualmente na cidade de Castro Alves no mês de março, ainda não está confirmado. A prefeitura municipal aguarda a aprovação de um projeto que visa aporte financeiro para a realização de eventos culturais junto ao Fazcultura  (Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural) para fechar a grade de atrações do festival de arte e cultura. Neste ano, excepcionalmente, o festival só acontecerá mediante a aprovação do projeto, que se tiver o subsídio, será entre os dias 1° e 4 de maio.

A festa cresceu e dois motivos centrais fizeram a atual gestão reagendar o evento  que comemora o aniversário do Poeta, filho ilustre da cidade. A proximidade com o carnaval dificultou a contratação de artistas e também a captação de patrocínio, que são importantes para viabilizar a festa. O outro motivo é devido a canalização dos recursos municipais para a área da infraestrutura. Segundo o prefeito, Thiancle Araújo, as circunstâncias atuais exigem que o município priorize a continuidade de obras e projetos em andamento, como a finalização da usina de asfalto do município, o programa de pavimentação de ruas e a reforma do mercado da feira livre.

“Vamos continuar lutando para conseguir aprovação de projeto junto ao Fazcultura para captar os R$800 mil necessários para executar o festival. Nosso objetivo é realizar a festa na magnitude que vem sendo feita, nos mesmo moldes dos últimos dois anos e do jeito que a nossa população e a memória do poeta merecem. Mas não podemos comprometer o desenvolvimento da cidade”, afirma o gestor. Uma pesquisa foi encomendada para apurar a opinião da população, que em expressa maioria concordou com a priorização dos investimentos deste ano para a infraestrutura. Atualmente 15 ruas estão sendo pavimentadas e nas próximas semanas terá início a pavimentação de outras 30 ruas.

“A compra do restante dos equipamentos para colocar a usina de asfalto para funcionar também está a caminho e outro motivo importantíssimo é o projeto de recuperação do mercado. Cerca de R$ 1,2 milhões são necessários para tocar esses projetos, e por isso a prefeitura está adotando a medida de só realizar o festival caso o aporte financeiro seja aprovado junto ao Governo”, finalizou.

O 14 de Março

O aniversário do poeta não passará em branco, uma vez que a programação institucional será mantida. Segundo a secretária de Cultura, Nilza Araújo, uma sessão solene está programada e a homenagem será feita no monumento do Poeta, na Praça da Liberdade, com hasteamento de bandeira. “O aniversário de Castro Alves será sempre um motivo de alegria para os castroalvenses. Vamos celebrar sua vida e sua obra”, afirmou a secretária.