Educadores e gestores municipais discutem necessidade de construir Currículo Escolar com características socioculturais da população
Na manhã desta terça-feira (9), a cidade de Castro Alves sediou mais um importante debate sobre os novos rumos da educação local. Durante o I Colóquio Municipal de Educação foram discutidos novos caminhos e estratégias para a “Parte Diversificada” da educação na cidade. Esta é uma diretriz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que determina a inclusão de temas diversos e regionais em sala de aula.
O respeito às características históricas, geográficas, socioculturais, econômicas estará inserido na matriz educacional. parte importante dos novos rumos, o currículo escolar municipal irá incluir literatura, arte e cultura, além de música e história regional, para ampliar o reconhecimento e pertencimento da população na história.
Segundo a secretária de Educação, Fernanda Carvalho, o resgate das características regionais tem importante papel no processo de construção do indivíduo. “Uma educação de qualidade se faz com a contribuição de todos. E os educadores, influenciadores e gestores estão reunidos hoje para estimular a valorização das nossas raízes regionais no ensino público. Estamos iniciando as discussões para implementar em breve a nova diretriz”, afirmou a secretária.
Participaram do I Colóquio Municipal de Educação representantes dos Ensinos Médio e Superior, professores e profissionais da educação municipal, estadual e particular, representantes dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário, além de membros do Fórum Municipal de Educação. Durante o encontro os professores Balbino de Azevedo, Hanilton Ribeiro, Vilma Mendes, Aldo de Oliveira Junior, Maely Souza, Tatiane Pereira e Eliana Agnese mediaram as discussões.
Ascom | Prefeitura de Castro Alves