Para manter as medidas de prevenção e controle da proliferação do novo Coronavírus, a prefeitura de Castro Alves, Recôncavo Baiano, tornou o uso de máscara de proteção facial obrigatório para quem sair às ruas, a partir desta quarta-feira (22). Através do decreto 38/2020 a prefeitura estabeleceu que qualquer cidadão ou visitante deverá fazer uso da máscara de tecido ou TNT quando transitando em via pública, lojas e ambientes comerciais ou em seus locais de trabalho em toda cidade.
Para auxiliar o cumprimento da medida, a prefeitura, através das equipes de saúde e vigilância sanitária, deu início a distribuição de 15 mil máscaras de tecido produzidas em parceria com a fábrica de calçados Pegada. A entrega dos itens de proteção individual a população está sendo feito tanto para moradores da sede como da zona rural.
Reabertura do Comércio
O prefeito, Thiancle Araújo, também autorizou a reabertura do comércio nesta quarta-feira, com regras rígidas de funcionamento, e obrigatoriedade do uso das máscaras por parte dos lojistas e dos clientes. Os lojistas só podem permitir acesso de pessoas nos estabelecimentos se estiverem usando a máscara. O descumprimento dessa medida gera medidas administrativas e multa. “Após análises técnicas e com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde, estabelecemos medidas de prevenção e cuidados pelos comerciantes. Nossas equipes de fiscalização já estão na ruas orientando a população e fazendo valer o decreto”, disse o prefeito.
Além de lojas de serviços essenciais, como mercados, casas de hortifruti e farmácia, ficam autorizadas a funcionar lojas automotivas, de material de construção, moda e departamento e serviços e outras, desde que cumprindo as regras estabelecidas. Bares e restaurantes seguem funcionando com entrega a domicílio ou retirada no balcão. Academias, clínicas de estética, igrejas e templos religiosos ficam proibidos de retomar as atividades.
Medidas auxiliares
A borrifação de hipoclorito de sódio a 1% está entre as ações preventivas, sendo realizada em diversas ruas da cidade. Com o objetivo de eliminar possíveis vírus em circulação, que podem se instalar em algumas superfícies, a higienização das ruas foi realizada pela equipe técnica de combate a endemias. A prefeitura ainda contratou aproximadamente 30 mototaxistas da cidade para realizar entregas a domicílio, para clientes que desejavam comprar itens em comércios que encontram-se fechados. O serviço de delivery não tem custos para comerciantes e compradores, sendo que as viagens serão custeadas pela prefeitura. Thiancle esclareceu outras medidas auxiliares adotadas em Castro Alves para prevenir e combater o coronavírus. “Através da intervenção do Comitê de combate à crise do coronavírus estamos identificando pontos cruciais de auxílio e intervenção. O trabalho integrado de diversas equipes é fundamental para que as medidas sejam eficazes”, revelou o gestor. As barreiras sanitárias nas entradas da cidades voltaram a ser instaladas. Nestes pontos visitantes passam por entrevista e aferição de temperatura.
Fonte: Ascom PMCA
Foto: Leandro Alves