Castro Alves ocupa 1ª posição no Recôncavo segundo Índice Firjan de Gestão Fiscal

Publicado em: 05/11/2019 - 17:53

O município ainda ficou em 21º lugar no ranking estadual entre os 417 municípios da Bahia

Divulgado nos últimos dias, o Índice  Firjan de Gestão Fiscal 2019 (IFGF) classificou Castro Alves como a 21ª cidade no ranking de Boa Gestão em todo o estado da Bahia, a primeira colocada em todo Recôncavo. O índice mede de 0 a 1,0 o desenvolvimento social e econômico de todos os municípios do Brasil. Em 2018, ano em que a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro avaliou informações de cada cidade, Castro Alves registrou índice IFGF de 0,6567, e registrou ainda excelência nos gastos com pessoal e investimentos, obtendo em ambos índice 1,0.

A cidade apresentou crescimento de acordo com a análise realizada, que  avalia o desenvolvimento nas áreas de educação, saúde, emprego e renda. Ao ser informado da nova posição de Castro Alves, o prefeito da cidade, Thiancle Araújo, comentou os resultados. “Nos orgulhamos de inserir em nossa realidade importantes políticas que auxiliam a tomada de decisões. Trabalhamos para fazer Castro Alves crescer com responsabilidade com as contas públicas”, revelou.

Segundo os dados levantados durante os últimos seis anos pela federação, a evolução da cidade partiu de 0,1044 para 0,6567 – e quanto mais próximo de 1,0, melhor está a gestão fiscal do município. “Em 2016 Castro Alves ocupava a 248ª posição no ranking estadual. Demos um salto de 227 posições em apenas 2 anos. Sabemos que trata-se de resultados iniciais. Saímos do zero em quesitos como autonomia (0,1236) e liquidez (0,5031), melhoramos nossos gastos com pessoal e investimentos. A nossa missão é buscar excelência em todos os quesitos analisados”, afirmou o prefeito.