Até o final deste mês a Secretaria de Assistência Social de Castro Alves está realizando ações para conscientizar a população sobre a importância de combater a exploração e o abuso sexual infantojuvenil. Através do campanha “Faça Bonito” diversos órgãos municipais, como a Secretaria de Educação, o Conselho Tutelar, CREAS e CRAS, apoiam o conjunto de atos que tem por objetivo estimular a denúncia e facilitar a identificação de situações de violência.
Estão sendo realizadas palestras, grupos de discussão e roda de conversas com pais, professores e educadores do município, além de ações voltadas para as crianças e adolescentes de Castro Alves. As ações de enfrentamento e em apoio ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, duram até o final do mês, para amplificar o seu impacto e alcance.
Segundo Lusilene Cruz, psicóloga e coordenadora do CREAS, é preciso ratificar que através da gestão descentralizada e participativa torna-se possível a integração entre as políticas setoriais para o enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil. “Juntos estamos construindo uma rede de proteção que de fato blinda e resguarda as crianças. Acreditamos que o trabalho conjunto beneficia a todos e gera melhores resultados”, afirmou.
A última ação a ser realizada pela campanha “Faça Bonito” acontece nesta sexta-feira (31), com uma caminhada e panfletagem na Feira Livre da cidade. Participam desta ação profissionais do CREAS, CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Conselho Tutelar, que durante toda manhã vão conversar com a população sobre ações preventivas e de proteção às crianças e adolescentes.
Fonte: Ascom | Prefeitura de Castro Alves