6 de maio de 2024

Castro Alves: Primeiro caso de COVID-19 é confirmado

Na manhã desta sexta-feira (17) a Prefeitura de Castro Alves foi notificada oficialmente a respeito da confirmação do primeiro caso de contaminação pelo novo Coronavírus no município. O paciente com teste positivo para o COVID-19 é um médico soteropolitano, que realiza atendimentos no Posto de Saúde da localidade da Viração, zona rural. A amostra para a realização do exame foi recolhida em Castro Alves e por este motivo a notificação fica relacionada  a cidade. O médico retornou em carro particular para a sua residência, em Salvador, e passa bem.

De licença de saúde devido a outra enfermidade até 13 de abril, ao retomar as atividades, o profissional teve contato com duas pacientes em Castro Alves, na terça-feira (14). Essas pacientes estão sendo acompanhadas pela equipe técnica da Secretaria de Saúde municipal e foram colocadas preventivamente em quarentena domiciliar. Todas as orientações de precaução aos familiares também foram passadas.

Adoção de medidas

Durante pronunciamento oficial, o prefeito, Thiancle Araújo, ratificou a importância da colaboração e cuidado da população. A lavagem das mãos, uso de álcool em gel e o uso de máscaras foi recomendado por todas as pessoas que precisem sair de casa. Além disso, alguns serviços foram suspensos na cidade.

A feira livre que acontece tradicionalmente às quartas,  sexta-feira e sábado foi suspensa. O comércio também opera com restrição até 28 de abril e apenas supermercados, farmácias e serviços essenciais foram mantidos. Na entrada da cidade as barreiras sanitárias instaladas serão mantidas nos próximos dias. Segundo o prefeito, este momento é de atenção total. “O isolamento social nos próximos dias é ainda mais importante. Essa luta é de todos nós e para sairmos vitoriosos precisamos da colaboração de todos”, disse o gestor.

Fonte: Ascom | PMCA