30 de abril de 2024

Estão abertas as inscrições para casamento comunitário

Cadastro deve ser realizado entre 19 de agosto e 20 de setembro, na sede do CRAS

A prefeitura de Castro Alves, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Cartório de Registro Civil da cidade, realizam no dia 05 de dezembro uma cerimônia de casamento comunitário gratuito para cerca de 30 casais. Os interessados em formalizar a união devem se inscrever entre 19 de agosto e 20 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede do CRAS, Rua das Flores, nº 213, centro.

Para participar da cerimônia, os casais que já convivem e não oficializaram o casamento, devem realizar a entrega da documentação atualizada dentro prazo informado. Para a inscrição é preciso apresentar certidões de nascimento ou divórcio dos noivos, RG e CPF dos noivos e testemunhas e preencher uma ficha de cadastro. Segundo Andreza Guimarães, registradora civil, todas as despesas cartorárias estão cobertas na ação. “É uma enorme satisfação realizar o sonho do casamento de pessoas que não têm condições de arcar com os custos de uma oficialização. Essa ação faz parte da programação da Feira da Cidadania, muito importante para os moradores de Castro Alves”, afirmou.

A Feira da Cidadania ainda promoverá outras ações cidadãs. Segundo Antônia Lima, secretária de Assistência Social, toda programação tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da cidade e dignidade humana. “Muitas pessoas vivem juntas há anos. O Casamento Comunitário é uma oportunidade gratuita para que centenas de pessoas legalizem sua situação civil”. Segundo a secretária além do amparo financeiro e legal para a união, a ação visa fortalecer laços entre os casais, que voluntariamente podem contar com o reconhecimento legal da união.